top of page

LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA A EDUCAÇÃO LITERÁRIA – 4º ANO

1 António Botto - “O menino recompensado” in Histórias do Arco da Velha

    OU Hans Christian Andersen - "A Princesa e a ervilha”; “O Rouxinol”; “Os Sapatos       Vermelhos” in Contos de Andersen (preferencialmente na trad. Silva Duarte)  

     (escolher 2 contos)

 

2 António Manuel Couto Viana - Versos de Cacaracá (escolher 8 poemas)

 

3 António Torrado - Teatro às Três Pancadas (escolher 3 peças)

 

4 Luísa Dacosta - História com Recadinho

   OU José Saramago - A Maior Flor do Mundo

 

5 Matilde Rosa Araújo - Mistérios (escolher 8 poemas)

 

6 Mia Couto - O Beijo da Palavrinha

   OU Mia Couto - O Gato e o Escuro

 

7 Oscar Wilde - O Gigante Egoísta

    OU Oscar Wilde - O Príncipe Feliz


“O menino recompensado” in Histórias do Arco da Velha
António Botto

 

Recursos

Powerpoint de apoio ao conto 

A Princesa e a ervilha”; “O Rouxinol”; “Os Sapatos Vermelhos” in Contos de Andersen (preferencialmente na trad. Silva Duarte)  (escolher 2 contos)


Hans Christian Andresen

Os contos de Hans Christian Andersen foram transmitidos de geração em geração, sem que o seu encanto alguma vez se tenha perdido. Andersen revela-se de forma fantástica como um autor que escreve sobre as suas experiências pessoais, dotando-as de um profundo sentido. As suas histórias falam de sentimentos os desejos; os seus protagonistas têm um coração que reflecte o amor, a dor, a alegria, a tristeza...

 

Versos de Cacaracá (escolher 8 poemas)


António Manuel Couto Viana

Anda daí e abre a porta a um mundo cheio de cor e de vida, onde irás encontrar miúdos divertidos e animais extrovertidos, barcos a velejar e fardas da cor do mar, peixinhos pouco simpáticos e pescadores sorumbáticos, burros motorizados e ratinhos assustados, pinceladas de Sol e golpes de anzol, insectos que tocam rabecão e um cação resmungão, animais que formam casais e muitas coisas mais.
Vem conhecer este mundo nestas histórias contadas em verso e com a mestria das palavras de António Manuel Couto Viana e a alegria das imagens de Vasco Gargalo.

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

Recursos

https://pt.calameo.com/read/0025486856b26f82debd2

Teatro às Três Pancadas (escolher 3 peças)

 

 António Torrado


Os segredos guardam-se, mas este é um caso especial. Um caso fantástico! Queres saber? Tens de ler. Se leres a primeira história, ganhas a segunda de brinde. Nela se conta de um rato que roía tudo à sua frente. Socorro! São duas histórias para as primeiras leituras muito ilustradas e divertidas.

Livro recomendado pelo Plano Nacional de LeituraEducação Pré-escolar Ler em voz alta.


 

 

 

 

 

História com Recadinho


Luísa Dacosta

A narrativa estrutura-se em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas (um «mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas») para o mundo dos homens (onde havia «tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes»), numa tentativa de encontrar um local onde pudesse «dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo». Mas, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo de trevas pelo obscurantismo dos seus preconceitos!


Recursos

Ler o conto (ebook)

 

 

 

A maior flor do mundo

José Saramago

A Maior Flor do Mundo   é uma magní­fica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legí­timo Saramago. Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma idéia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a idéia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...".
É dessa fantasia de grandiosidade que nasce o livro. Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossí­vel: escrever a melhor história de todos os tempos.
Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossí­vel: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho. Depois, quando ele "passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saí­ra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos". Como nos velhos livros de literatura infantil, Saramago conclui: "E é essa a moral da história".

 

 

Recursos

Filme (vimeo)

Filme (youtube)

 

 

 

 

Mistérios (escolher 8 poemas)


Matilde Rosa Araújo

Um título que cria no leitor a expectativa de aventura, que rapidamente se esvanece  após a leitura dos vinte e dois poemas que o constituem. O leitor apercebe-se de que os Mistérios  sobre os quais a poetisa fala não são mais do que a beleza dos momentos simples da vida, postos a nu ora num cenário naturalista ora num contexto familiar ou intimista. Exemplo disso é o poema que dá título ao livro “Mistérios”, em que o protagonista, um pescador, após a faina do mar, regressa a casa pela manhã com uma rede cheia de peixes que pescara na noite e a poetisa mostra com a sua fina sensibilidade que, enquanto o pescador regressa com a rede cheia de peixes, “as estrelas do céu dormiam presas na luz da manhã” e, que, “quem come um peixe não se apercebe destes mistérios”. Ou seja, a poetisa evidencia a sintonia poética existente entre o trabalho do pescador e a beleza do amanhecer. Uma forma criativa e delicada de estabelecer a complementaridade entre o universo humano e o universo natural que, em conjunto, assumem uma beleza extraordinária e que tantas vezes escapa à perceção de muitos.  
Mas, se neste poema, a figura principal é um pescador, em muitos outros a centralidade é protagonizada por crianças. É o caso de “Arco- Íris”, “A Laranja” e “Golo”, em que o universo doméstico e familiar surge como cenário de pequenas narrativas, em que a nota dominante é o enaltecer da beleza dos momentos simples da vida: o de um pai a ensinar à pequena filha as cores do arco-íris; o de uma menina a comer  devagarinho uma laranja que caiu da laranjeira, tão bela como uma flor de sol; o dos meninos que jogam à bola na rua com alegria e vivacidade, tanta que “os pés dos meninos/são pés de alegria e de vento”, “a baliza uma nuvem tonta” e,  mais importante do que a vitória ou a derrota dos meninos,  é poder contemplar a felicidade  que transparece dos seus olhos.

Um verdadeiro hino à vida e à felicidade das coisas simples, em cenários povoados de uma  grande proximidade  entre os animais - pássaros, formigas, pombas  e burros – e as crianças, a solicitar um tempo de disponibilidade para se viver o jardim da vida.

L.V.

 

 

O Beijo da Palavrinha


Mia Couto


Quando Maria Poeirinha adoeceu, o Tio Jaime Litorânio disse que só o mar, que ela nunca vira, a poderia curar. A menina estava demasiado fraca para a viagem, mas o irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar a conhecer o mar.
O poder mágico das palavras é o tema deste segundo livro para crianças de Mia Couto, mais uma vez com magníficas ilustrações de Danuta Wojciechowska.

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

Recursos

Ler o conto (ebook)

 

O gato e o escuro

Mia Couto

A inventividade a que Mia Couto nos acostumou e o seu domínio da língua, numa história para crianças, ou também para adultos partilharem com as crianças. As ilustrações de Danuta Wojciechowska complementam este universo maravilhoso. Para perder o medo do escuro.

Livro recomendado para o 4º ano de escolaridade destinado a leitura autónoma e leitura com apoio do professor ou dos pais.

 

Críticas de imprensa

"Este despojamento, que implica um inquestionável domínio da língua, tem, paradoxalmente, algo de infantil, que qualquer linguística nos saberá explicar, mas nenhuma tanto maravilhar. 
" (...) Leitura que se aconselha entre adulto e criança, num exercício conjunto de desconstrução do reconstruído. À descoberta de novas cumplicidades." 
Dóris Graça Dias, Público "Mil Folhas"


 

Recursos

Guião de leitura (pptx)

 

 

O Gigante Egoísta


Oscar Wilde

Após sete anos viajando, um gigante finalmente retorna à sua casa, mas fica muito nervoso ao ver algumas crianças brincando em seu jardim. Para proibir-lhes de entrar lá, ele resolve construir um grande muro para cercá-lo, isolando as plantas da alegria contagiante dos pequenos. O gigante, aos poucos, vai dando-se conta da tristeza causada pela solidão, até que decide derrubar o muro do jardim para que todos possam se divertir nele. A bondade finalmente toca o coração do homenzarrão, que passa a agir com coração de criança.

Livro recomendado para o 3º ano de escolaridade destinados a leitura orientada na sala de aula - Grau de Dificuldade III. 


Recursos

 

Apresentação versão infantil (pptx)

 

Teatro (doc)

 

 

 

 

O Príncipe Feliz

Oscar Wilde

Clássicos não apenas juvenis mas da literatura mundial, os contos de Oscar Wilde, como O Príncipe Feliz, em que uma andorinha ajuda a estátua de um príncipe a atenuar o sofrimento dos pobres da sua cidade, há muito encantam diferentes gerações de leitores pela sua profunda capacidade imaginativa e notável qualidade literária. Além dos contos presentes na edição original, de 1888, este volume apresenta ainda as histórias incluídas na colecção A Casa das Romãs, de 1891, como «O Jovem Rei» e «O Pescador e a sua Alma».

 

Recursos

 

Ler o conto (pptx)

 

Atividade para colorir (web)

 

 

 

bottom of page